Cada dia mais preocupante a ação do coronavírus no mundo

Acessos: 710 china virus cronavirus

Imagens de pessoas supostamente moras pelo cronavírus divugadas pelo site Hal Tuner Radio Show com base informções de agentes de segurança ligados ao FBI.

O quadro na China sobre o Coronavírus é preocupante. As notícias que chegam são contraditórios pois a China é um país comunista e o governo tem o controle total das informações.

Dados oficiais do governo chinês divulgados dia 23/01/2020 informavam que haviam 830 pessoas infectadas e 25 mortes por conta da doença. Todos os governos controlam informações críticas deste tipo, o que é compreensivo pois evita o pânico social que certamente complicaria ainda mais a situação.

Todavia, alguns órgãos da imprensa internacional com acesso privilegiado às informações de ex-agentes do FBI revelam que o quadro na China é absurdamente pior do que os números oficiais. Segundo o site Hal Turner Radio Show, no dia 23 já havia sido contabilizado pelo menos 2,8 milhões de pessoas infectadas e 112 mil mortos.

Milhares de corpos estariam aparecendo nas ruas das cidades mais atingidas pelo vírus. As forças de segurança acionadas para tratar desta emergência nacional simplesmente pegam os corpos e encaminham direto para os incineradores, sem laudo, sem funeral sem enterro com os familiares.

Já se sabe que o novo vírus é diferente do SARS, na medida em que causa rápida insuficiência renal. Os hospitais já não dispõem dos kits para testes e detecção da doença.

Segundo estas mesmas fontes extra-oficiais citadas acima, na quinta-feira, 23 de janeiro, o governo da China garantiu um total de Oito cidades no epicentro da doença:  Wuhan, Huanggang, Ezhou, Chibi, Xiantao, Qianjiang, Zhijiang e Lichuan, totalizando 20 milhões de habitantes.

Toda esta região foi bloqueada pelas Forças Armadas devido casos de descontrole emocional e pânico entre os moradores. Os militares envolvidos estão equipados com roupas e dispositivos de proteção biológica.

O governo determinou que os chineses da província de Zhejiang devem permanecer em suas casas, um universo de 60 milhões de pessoas. Não é uma quarentena oficial (ainda), mas um conselho bastante enfático.

Nas cidades da região central da China, a mais afetadas pelo cronavírus, os caminhões deixaram de circular e os alimentos básicos começam a faltar nos mercados. A situação é séria e requer atenção pois um colapso da China afetaria todas economias globalizadas, podendo gerar uma crise de duração imprevisível.

O QUE É O CRONAVÍRUS?

É um germe de uma família de vírus que causam o resfriado comum, bem como a SARS - a síndrome respiratória aguda grave que matou cerca de 800 pessoas, principalmente na Ásia, em uma epidemia de 2003. Os especialistas em saúde ainda não sabem ao certo como os seres humanos estão sendo infectados. Suspeita-se que seja em mercados úmidos com venda de animais vivos. O novo coronavírus, que pode causar pneumonia aguda e insuficiência renal, está mais intimamente relacionado a um vírus de morcego e os cientistas estão considerando se morcegos ou outros animais, como cabras ou camelos, são uma possível fonte de infecção.


AS MÁSCARAS PROTEGEM

As máscaras de filtro impedem que partículas minúsculas (microscópicas) entrem nos pulmões. Eles podem ajudar a protegê-lo no trajeto de casa para o trabalho ou a escola. Máscara não funciona muito bem se você usar barba ou bigode grandes.

 

avatar Avelar Livio Santos
Jornalista e consultor de internet
 |   |   |   |   |   | 

 

 

Acessos: 710 china virus cronavirus

Topo